quinta-feira, 29 de abril de 2010

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Todos nós temos lido e ouvido através dos meios de comunicação, como os alunos estão agressivos. Esta agressividade está chegando pelo “lado de fora” da escola. Infelizmente com a falta da implantação das leis de políticas publicas o combate se torna muito mais difícil.

São inúmeros os problemas que atingem não só alunos como suas famílias, e que são “despejados” na escola, tal como a falta de respeito aos colegas e professores, indisciplina, vulnerabilidade as drogas, agressividade, rendimento escolar baixo o que provoca a evasão escolar.

Volto a repetir que todas as ações que envolvam pessoas, são de caráter social, mesmo nas instituições educacionais. O objetivo do Serviço Social Escolar é prestar assistência social aos alunos e seus familiares, com a função de analisar e diagnosticar estas causas, atuando de forma preventiva, podendo assim atenuar ou até mesmo sanar os problemas.

As atribuições do Serviço Social escolar deve estar voltado para: -Pesquisa de natureza sócio-econômica e familiar para caracterização da população escolar, - Orientação sócio-familiar visando a melhora no desempenho do aluno, e se evitando a evasão escolar, - Elaboração de programas voltados para a prevenção da violência, o uso de drogas e o alcoolismo, - Elaboração de programas que visem à prestação de esclarecimentos e informações sobre doenças infecto-contagiosas e demais questões de saúde pública - Contatos com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias, com encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades - Executar as demais atividades pertinentes ao Serviço Social, previstas pelos artigos 4º e 5º da Lei Federal n° 8662/93 (Lei que regulamenta a profissão).

A existência de um profissional da área de assistência social nas escolas, trabalhando em conjunto com psicólogos e Conselho Tutelar, são medidas que podem criar condições para o efetivo exercício da cidadania nas escolas, contribuindo na inclusão social das nossas crianças e adolescentes, principais vitimas da violência sócio/econômica/cultural/familiar.

A inclusão desses profissionais é tão pouco diante do muito que se pode construir e contribuir junto aos professores.

Sandra Rizo

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