Para existir Democracia o Poder Legislativo deve ser forte e independente.
No Brasil, as leis falam claramente em “poderes independentes e entre si”, porém, para que isso vire realidade ainda está faltando muito, né? É nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Câmara e Senado, que as leis de nossa sociedade são criadas.
No Brasil, as leis falam claramente em “poderes independentes e entre si”, porém, para que isso vire realidade ainda está faltando muito, né? É nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Câmara e Senado, que as leis de nossa sociedade são criadas.
Por isso é que, de 4 em 4 anos, elegemos os prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais e os senadores de nossa República.
O político mais próximo da população é o vereador. É ele que recebe as reivindicações, diretamente, de quem mora na cidade em que foi eleito, Também elabora e vota as leis municipais e tem o papel de fiscalizar a aplicação delas e do prefeito.
Um vereador não tem o poder de realizar obras, nem contratar ou demitir servidores municipais. É muito importante ter conhecimento do real poder de um vereador.
A principal função de um vereador é elaborar e apreciar leis de sua competência ou do Poder Executivo, fiscalizar e acompanhar a execução das leis em geral, Lei Orçamentária, as obras que são executadas, além fiscalizar como são gastos todos os recursos financeiros que são transferidos pelos governos estadual e federal.
É muito importante esclarecer que o patrão de todo político é o povo. Nós!
O salário de todo o funcionalismo público municipal, seja do prefeito, secretários, atendentes, médicos, professores, vereadores, assessores, vem do dinheiro do povo, arrecadado pelos impostos cobrados e que financiam as obras e serviços realizados pelo poder público de cada cidade.
Quando um político é eleito pelo povo, não significa que ele passa a ter direitos de trair os anseios da população, de negligenciar a vontade coletiva ou atuar de forma contrária do que deseja a sociedade que confiou nele como seu representante. Além disso, cada político eleito deve satisfação ao eleitorado, uma prestação de contas.
É muito necessário que o povo participe das sessões da Câmara de Vereadores, que cobre dos deputados, por email, telefone, carta, aquilo que quer para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Leis justas, investimentos para o município e estado onde mora.
Cabe ainda ao vereador identificar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. O vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado, mas tem o dever de ter uma postura.
Cabe lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de “assistente social”. São os costumes que persistem, como herança política e temos que observar que o mundo está mudando, e a “velha política” também.
A mentalidade do "toma lá, dá cá" tem prejudicado muito a qualidade da nossa política, principalmente no Legislativo Municipal. Falta educação política e sobram jogos de interesse.
Mas o vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, auxiliando o povo a pensar e se organizar, a conhecer seus direitos como cidadãos.
Espero que este meu comentário sirva de reflexão para que a sociedade repense o modelo político que alimenta as mazelas que atrasam a evolução da Democracia.
fonte de inspiração:Athylla Borborema/TN
Sandra Rizo
Há um site que tem tudo sobre Câmaras e Vereadores. Eu me cadastrei e recebo todos os dias notícias. O site é:
ResponderExcluirwww.vereadores.net vale conferir.