quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A pesquisa feita nas escolas identificou que a negligência de pais ou responsáveis chega a 9,32% no problema da evasão escolar. “A exclusão de uma família do programa significa um fracasso da família e também um fracasso do poder público”, avalia Lúcia Modesto, secretária do Ministério do Desenvolvimento Social responsável pelo Bolsa-Família. Gravidez na adolescência teve 1.093 casos registrados no bimestre, entre alunas que não cumpriram a exigência de frequência às aulas do programa.

Para evitar a exclusão das famílias por baixa frequência dos alunos às aulas, o ministério passará a acompanhar famílias que tiveram o pagamento bloqueado por um mês e enfrentam a segunda suspensão temporária por um período de 60 dias.

A evasão escolar sempre foi e continua sendo um grande e grave problema das escolas públicas brasileiras. Na correria do dia a dia, nem sempre os pais têm disposição e tempo para acompanhar a evolução da vida escolar de seus filhos.

Dependendo da idade, então, torna-se quase impossível esse acompanhamento. A nova família brasileira tem um perfil diferente da família de dez, quinze anos atrás, porém a escola não acompanhou e nem se preparou para essa evolução.

As dificuldades de acesso, a falta de atrativos na escola e de motivação nos alunos são um estimulo à desistência dos estudos.

Fonte: jornal O Estado de São Paulo

Sandra Rizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.