A pesquisa feita nas escolas identificou que a negligência de pais ou responsáveis chega a 9,32% no problema da evasão escolar. “A exclusão de uma família do programa significa um fracasso da família e também um fracasso do poder público”, avalia Lúcia Modesto, secretária do Ministério do Desenvolvimento Social responsável pelo Bolsa-Família. Gravidez na adolescência teve 1.093 casos registrados no bimestre, entre alunas que não cumpriram a exigência de frequência às aulas do programa.
Para evitar a exclusão das famílias por baixa frequência dos alunos às aulas, o ministério passará a acompanhar famílias que tiveram o pagamento bloqueado por um mês e enfrentam a segunda suspensão temporária por um período de 60 dias.
A evasão escolar sempre foi e continua sendo um grande e grave problema das escolas públicas brasileiras. Na correria do dia a dia, nem sempre os pais têm disposição e tempo para acompanhar a evolução da vida escolar de seus filhos.
Dependendo da idade, então, torna-se quase impossível esse acompanhamento. A nova família brasileira tem um perfil diferente da família de dez, quinze anos atrás, porém a escola não acompanhou e nem se preparou para essa evolução.
As dificuldades de acesso, a falta de atrativos na escola e de motivação nos alunos são um estimulo à desistência dos estudos.
Fonte: jornal O Estado de São Paulo
Para evitar a exclusão das famílias por baixa frequência dos alunos às aulas, o ministério passará a acompanhar famílias que tiveram o pagamento bloqueado por um mês e enfrentam a segunda suspensão temporária por um período de 60 dias.
A evasão escolar sempre foi e continua sendo um grande e grave problema das escolas públicas brasileiras. Na correria do dia a dia, nem sempre os pais têm disposição e tempo para acompanhar a evolução da vida escolar de seus filhos.
Dependendo da idade, então, torna-se quase impossível esse acompanhamento. A nova família brasileira tem um perfil diferente da família de dez, quinze anos atrás, porém a escola não acompanhou e nem se preparou para essa evolução.
As dificuldades de acesso, a falta de atrativos na escola e de motivação nos alunos são um estimulo à desistência dos estudos.
Fonte: jornal O Estado de São Paulo
Sandra Rizo
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