segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE ELEGE OUVIDORIA SUS DA SESAB COMO MODELO PARA O BRASIL

A Ouvidoria SUS Bahia, serviço prestado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), acaba de obter do Ministério da Saúde (MS), através do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES), a certificação nível 1 do Sistema Ouvidor SUS, entregue em Brasília durante o I Seminário do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS. Este resultado faz da Bahia o primeiro estado brasileiro a obter do MS esta classificação avaliativa. O serviço de atendimento realizado pela Ouvidoria da Sesab passa, a partir de agora, a ser considerado como referência pelo DOGES, o que na prática, significa dizer que o modelo aplicado na Bahia será seguido pelos demais estados, na implantação de suas ouvidorias.
O serviço da Ouvidoria SUS Bahia tem por finalidade receber todas manifestações expressadas pelo cidadão a repeito do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde, que podem ser encaminhadas por telefone, formulário eletrônico, pessoalmente ou carta. As manifestações são classificadas em elogio, informação, denúncia, reclamação, solicitação e sugestão e o nível certificação do serviço prestado, pela ouvidoria, determina a autonomia de gestão e a resolutividade sobre estas manifestações recebidas, o que agiliza a solução da demanda. A coordenadora da Ouvidoria SUS Bahia, Elide Carvalho, afirma que a certificação do MS é o reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por todos os servidores da Ouvidoria e do esforço despendido pela Sesab, para estruturar o serviço.

A sub-coordenadora do serviço, Celurdes Carvalho, aponta que a ouvidoria além de possibilitar os ajustes necessários para a melhoria dos serviços prestados, deve servir como ferramenta administrativa imprescindível para os gestores, pois pode oferecer um rápido diagnóstico, viabilizando correções pontuais na condução das políticas de saúde, "a ouvidoria proporciona ao gestor um mapeamento preciso dos problemas, o que pode significar a melhoria da gestão, com soluções rápidas dos problemas", comentou.

A procura pelos serviços da Ouvidoria SUS Bahia teve um aumento expressivo no número de manifestações, passando de pouco mais de 3 mil em 2006 para cerca de 6200 no ano de 2008, um aumento superior a 100%, em apenas dois anos. O cidadão que desejar realizar alguma manifestação à Ouvidoria SUS Bahia, pode fazê-lo por telefone, através do 0800 284 0011; por formulário eletrônico acessando www.saude.ba.gov.br, comparecendo à sede da Sesab ou enviando correspondência para: Sesab - Centro Adminstrativo da Bahia, 4ª avenida, Nº 400, lado B - CEP 41 745- 002.

Fonte: Internet

Sandra Rizo


4 comentários:

  1. oi boa tarde eu gostaria de saber se no programa de saude pode fazer cosulta pagas pois aqui no P S F muitas das vezes no hospital so gostaria de saber se pode obrigados

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  2. Que pura mentira!!!!!!!!!!!

    Se isso e modelo, já se diz como esta as coisa no Brasil.
    Uma merda, nada funciona, nem um telefone de atendimento que se diz Global com 160 que não atente nem se quer completa as ligações, fica eternamente em comunicação.
    Já o número 156 quando acionado para passar o número da Ouvidoria para fazermos uma simples critica ou reclamação e informado número 31861092/1000/1024 que é como estes serviços FANTASMAS.
    O número nem estalado esta, a única informação que temos e a seguinte:não foi possível completar sua chamada, verifique o numero discado ou consulte o DD.
    O que dizer deste serviço???????Tenho 2 dias tentando falar com alguém.
    imprestável, insatisfatório, indesejável, inútil, não tem fundamento ou eficiência.


    Espero que se tome algum tipo de providencias para que haja um mínimo de respeito a nos cidadãos que contribuímos e muito com os nosso deveres e nada mas justo que obtivermos os nosso direitos a disposição quando necessários.
    Impostos são cobrados e pagos, e os serviços quando necessários são negados.
    Não diretamente, mas do jeito que esta se fazendo.

    Propagandas, informativos na nete, nos jornais escritos, marketing etc mentirosos.PURA MENTIRA COMO ESTA MANCHETE>
    Vamos fazer a verdade acontecer.
    Não é um pedido de favor, e querer o que é meu de direito.

    Ficamos impossibilitadas de tudo, de ser atendida, se ser ouvidas.

    Jaci_luanova@msn.com

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  3. ESTOU ESPERANDO 5 MESES PARA MARCAÇÃO EXAME DE SANGUE. PROMETEM QUE VAO LIGAR, SÓ QUE NÃO LIGAM. PARA ULTRASSOM: MAIS DO QUE 1 ANO, E POR AÍ VAI
    NAO SABEM SE ORGANIZAR NA MARCAÇÃO.PROCURAM UMA ETERNIDADE PARA ACHAR NOS MILHARES DE FOLHAS DE PEDIDOS QUE APARENTEMENTE NAO SAO CLASSIFICADOS NEM POR NOME, NEM POR EXAME, E TERRÍVEL
    A FILA PARA PEGAR SENHAS ESTA EXTREMAMENTE DESORGANIZADA
    NADA FUNCIONA. NOS OUTROS ESTADOS DO BRASIL ISTO FUNCIONA MUITO BEM. PORQUE NAO EM PORTO SEGURO !?

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  4. Gostaria de pedir ajuda no andamento da minha aposentadoria, pois estou com muita vontade de aposentar, número do processo: 0300140083147, o mesmo se encontra no setor de coordenação de gestão de pessoa. Desde já agradeço o empenho em me ajudar e fico no aguardo da resposta. Neuza Barbosa Almeida Arruda, email neuza12barbosa@gmail.com.

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