domingo, 24 de outubro de 2010

Anvisa anuncia reforço em medidas de combate à 'super bactéria'

A Klebsiella pneunoniae (KPC) não é a única vilã a ser combatida. Conhecida como “Super bactéria” é, na verdade, um termo que vale não só para um organismo, mas para bactérias que desenvolvem resistência a grande parte dos antibióticos. Enzimas passam a ser produzidas pelas bactérias devido a mutações genéticas ao longo do tempo, que tornam grupos de bactérias comuns resistentes a muitos medicamentos.

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dirceu Barbano, anunciou no dia 22.10.10, medidas para evitar o aumento número de infecções pela super bactéria KPC, resistente a antibióticos e que pode levar à morte. A instalação de dispensadores de álcool em gel em todos os ambientes de atendimento nos hospitais e clínicas públicas e particulares estão entre as medidas anunciadas. Barbano disse ainda que as farmácias devem passar a reter as receitas médicas para a venda de antibióticos, para comprovar que a exigência da Anvisa será cumprida.

A norma da obrigatoriedade de notificação de infecções já existe desde 1998, mas foi exercida ou mesmo fiscalizada, "de forma leve", se houvesse um trabalho de prevenção rigoroso, não chegaríamos a essa situação de desconforto.

Segundo Dirceu Barbano, diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Os municípios precisam de fato agir na cobrança da responsabilidade das unidades de saúde no cumprimento dessa norma”. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão.vai se reunir com os técnicos da Anvisa para discutir o controle das infecções hospitalares. “Essa bactéria, pela sua especificidade, está nos preocupando e, por isso, a convocação dos especialistas para que a gente possa ouvir deles, que medidas adicionais devem ser tomadas para o controle desse problema”.

Apesar de sabermos que o problema de infecção hospitalar não é um problema recente, inexiste o trabalho de prevenção, infelizmente os profissionais e pacientes estão dentro de “uma bomba-relógio".

Fonte: internet
Sandra Rizo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.