sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Seja um doador de medula óssea

Para se tornar um doador de medula óssea é preciso procurar um hemocentro onde é coletada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) e preenchido um formulário com seus dados cadastrais.

A pessoa, deve ter entre 18 e 55 anos de idade que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue. Havendo a compatibilidade com algum paciente cadastrado no Registro de Receptores de Medula Óssea, o doador é convocado para fazer testes confirmatórios e realizar a doação.

A doação de medula óssea não envolve cirurgia, apesar de o procedimento ser feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requerer internação por um mínimo de 24 horas.

Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.

Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Durante o procedimento, o médico remove com uma seringa a parte da medula óssea alojada na cavidade interna de vários ossos. A medula óssea é então doada por via intravenosa ao paciente receptor, como em uma transfusão de sangue.

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias.

Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o Registro de Receptores de Medula Óssea (Redome) pelo e-mail redome@inca.gov.br

Visite o site da AMEO (Associação da Medula Óssea) e saiba onde se cadastrar como doador em todo o Brasil: www.ameo.org.br
Sandra Rizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.