quarta-feira, 26 de maio de 2010

SOMOS REIS E ESPANTALHOS NA VIDA


A dinâmica da vida é muito simples, todos nós temos nossos dias de Reis e outros de espantalhos. Era desta maneira que meu querido pai explicava para mim e meus irmãos, e nos ensinava sobre a humildade e as virtudes do Ser Humano. Meu pai tinha muita sabedoria das coisas essenciais da vida, pois sua mãe, minha avó era índia.

Minha avó dizia que seu coração era seu professor, ela também nos ensinava muito e uma das grandes lições que aprendi com ela e meu pai é que “O rio segue mansamente seu caminho, não se atrita com nenhuma rocha que surja diante dele, contorna todos os obstáculos com a força da suavidade e, humildemente, segue a sua sina. Como recompensa pela virtude, DEUS o transforma em oceano”.

Este ensinamento tenho dentro de mim até hoje, e depois de estudar sobre algumas filosofias, identifiquei esta dentro do Taoismo, que é a comunhão desprentensiosa com a natureza, e esta é a maior prova de que a sabedoria está dentro de cada um de nós, basta observar a vida e aprender a viver com ela, independente da formação acadêmica.

Somos ao mesmo tempo alunos e professores, podemos desfrutar de tudo o que há no mundo e é justamente nesta abundância de generosidade que está a essência da criação Divina.

O ego, que é o sentimento do “EU”, EU preciso, EU sofro, EU quero, é o que cria as diferenças, ele vai instalando nos corações a prepotência, o autoritarismo, o medo, a insegurança, , passamos a achar que podemos caminhar sozinhos, fazendo o que o cérebro determina e não o que o coração nos aconselha.

O ego quer ganhar tudo, as discussões, ter as grandes idéias, pula de um desejo para outro pois não fica satisfeito com nada, além de odiar compartilhar, porque vive da ilusão de ser único e poderoso, e estas atitudes são os grandes responsáveis por nossa própria infelicidade.

Estou ainda muito longe do ideal de humildade, os grandes mestres dizem que admiramos no outro, o que ainda não temos ou não construímos dentro de nós mesmos.

A maturidade me deu a certeza de que não há um caminho pronto, mas que terei que traçá-lo com minhas atitudes, meus pensamentos e sentimentos. Mais meu sonho de consumo permanece, buscar a cada dia a humildade, a simplicidade, a amar cada vez mais e estar sempre em harmonia com o universo.

A vida corre como um rio, nós somos como uma gotinha, só ganhamos força e poder quando nos juntamos para formar este grande rio, até chegarmos a ser um oceano, pois ali, é que DEUS nos espera.

Um beijo no coração de todos!!!

Sandra Rizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.