segunda-feira, 31 de maio de 2010

EVASÃO ESCOLAR – PUNIÇÃO?


Gostaria de dar MEUS PARABÉNS ao Deputado Sérgio Passos, pela excelente postura e preocupação com nossos “futuros Brasileiros”.

Realmente temos que VER o: Problema Central pesquisar as Causas e ver seus Efeitos.

Será que a punição de descredenciamento do Programa Bolsa Família é a solução? Porque não se dar um tratamento preventivo? Com esta ação de punição o foco do problema não irá piorar? Lembram-se quando sugeri, em postagem anterior, a inserção do Serviço Social e Psicólogos e Conselho Tutelar atuando junto as escolas? Isto é um trabalho preventivo.

“Preocupado com essa situação, o deputado estadual Sérgio Passos (PSDB) apresentou na Assembléia Legislativa o projeto de lei 18.533/2010, que obriga as escolas da Rede Pública do Estado da Bahia a comunicar, por escrito, em caráter preventivo, aos Juizados de Infância e Juventude, Conselhos Tutelares e aos Pais, a ocorrência do excesso de faltas dos alunos, antes que estas ultrapassem o limite permitido de 25% (vinte e cinco) por cento de ausências.”

“O que temos observado é que a evasão escolar vem aumentando consideravelmente, pelos mais variados motivos, entre os quais: falta de recursos da família, desinteresse pelos estudos, falta do cumprimento das tarefas escolares, o engajamento em grupos que se ausentam para praticar atividades que não são pertinentes aos estudos, uso de tóxicos e bebidas alcoólicas, enfim toda uma gama de situações que favorecem a ausência dos bancos escolares e que, muitas vezes, levam à repetência por faltas, ou à profundas dificuldades do aprendizado” justifica Passos. (veja site O SOLLO e REDE IMPRENSA LIVRE).

E acrescento ainda que as Causas também podem ser problemas oftalmológicos e auditivos, e infelizmente não há uma política pública para sanear esta questão. Será que no lugar de se realizar a verificação dos índices percentuais de “punições” não teríamos um custo muito menor se houvesse uma verificação dos índices percentuais para o acompanhamento e reintegração dos alunos ao ambiente escolar, além de termos um resultado muito mais eficaz?

PARABENS AO DEPUTADO SERGIO PASSOS PELA INICIATIVA!!!, porém precisamos acompanhar a resolução de sua solicitação não é mesmo?

Sandra Rizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.