quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CASA DE APOIO PARA AS MULHERES VITIMAS DE VIOLÊNCIA.

As Delegacias da Mulher (DEAM) que atendem e orientam juridicamente as mulheres que sofreram violência e sofrem ameaças de morte ficam impossibilitadas de prestarem uma ajuda mais imediata, principalmente nos municípios onde não há uma “casa de abrigo” que possa acolher essas mulheres, bem como a seus filhos. As “casas de abrigo” possuem toda uma estruturação, com total segurança, assim as mulheres ficam mais tranqüilas até que se resolva toda a situação.

Na área da qualificação dos serviços, há os profissionais de Serviço Social e psicologia. Estes profissionais são um agente de combate, e atuam na prevenção e também na eliminação dela. As mulheres que procuram o profissional precisam de uma ajuda para que possam modificar as situações das relações de dominação, subordinação, desrespeito, egoísmo, desigualdade, ausência de dialogo, dependência financeira. Estão necessitando trabalhar sua autonomia, emancipação e auto-estima.

Porém, devemos observar que os serviços que atuam junto a mulheres que sofrem violência doméstica devem trabalhar também com seu agressor, geralmente seu próprio companheiro, e fazendo um trabalho de reflexão com eles sobre os principais determinantes que levam a violência Intra familiar.

A prisão do agressor não é uma forma de conter a violência, ao ser preso, o agressor pode sentir mais raiva da vítima, mas a reeducação, a identificação do problema, poderá sim acabar com a violência, e uma grande parte poderá ter seus valores modificados.

Os profissionais desenvolvem um trabalho junto às mulheres, aos homens, aos jovens, ás crianças e adolescentes esclarecendo, orientando e possibilitando a reflexão sobre a questão, de como atuar no sentido de formação de valores mais igualitários e harmoniosos.

Apesar de todos os avanços obtidos, no aspecto legal, ainda precisamos e muito das organizações e serviços de proteção social ás mulheres vitimizadas, ainda falta ampliar a rede de apoio, tanto na questão da cobertura quanto nas diferentes formas de atenção.

SERÁ QUE A IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ABRIGO PODERÁ ACONTECER EM NOSSA CIDADE?
Sandra Rizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.