quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA

O primeiro local onde cada um de nós é conscientizado e ajudado no desenvolvimento de SER uma pessoa/cidadão, é a nossa família. A transmissão dos valores, éticas, costumes e tradições, e queiramos ou não, vai influenciar no que passamos para nossos filhos e para a comunidade que vivemos.

É no seio da família que aprendemos a ser e estar, que aprendemos a respeitar, colaborar e sermos solidários, companheiros. È dentro de nossa família que aprendemos a ter direitos e deveres. Cabe aos pais, dar o apoio e educação e condições físicas, morais e espirituais para um crescimento saudável a fim de que os filhos possam conviver bem em sociedade.

Um dia, conversando com um grande amigo, percebi como ele se sentia dividido. Senti que para ele demonstrar seu amor pela família era através de bens materiais, conforto..., mas na verdade ele se “sentia muito só”, em seu interior, chorava sempre, mas tinha que demonstrar que era forte, afinal era um grande empresário, tinha exemplos a dar, e estava sempre “em busca” do que? Nem ele mesmo sabia.

Durante nossa conversa, ele começou a chorar internamente, mas copiosamente. Fiquei imaginando o que eu poderia ter dito de errado. Supus que ele tivesse lembrado dos impostos pagos no dia, impostos que ele sabia que nunca seriam usados para o social. Mas quando ele conseguiu expressar toda a sua revolta com o que estava acontecendo a sua volta, por tudo que vinha lutando, seu desejo de se afastar de tudo “sua ficha caiu”, ele mesmo se ouviu. E este foi o grande momento de sua vida, ele conhecia tudo, a cidade, sua empresa, mas mal conhecia, a fundo sua própria família, se dedicou tanto tempo a tudo, mas esqueceu de se dedicar de corpo e alma à sua própria família...

A grande discussão é como conciliar o conflito entre trabalho e família, colocar a família em primeiro lugar. Por muitas vezes achamos que colocar em primeiro lugar os outros: a sociedade, os amigos, o dever, o trabalho, o cliente, estamos protegendo a nossa família.

E esta é a grande questão, como eu e a grande maioria das pessoas, tem de "conciliar" família com amigos, trabalho, carreira ou política, é imprescindível determinar, quem e o que devemos colocar em primeiro lugar?

Colocar a família em primeiro lugar tem um custo alto e nem todos podem arcar, pois implica em se ter menos dinheiro, fama e projeção social. Muitos amigos poderão ficar ricos, mais famosos que você e um dia olhá-lo com desdém, mas a verdadeira recompensa é lembrar que "Nenhum sucesso na vida compensa um fracasso no lar".


Sandra Rizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.