domingo, 17 de abril de 2011

CAPsd De Porto Seguro - Uma Nova e Grande Realidade

O CAPSad é um serviço de alta qualidade no município de Porto Seguro, um local que constantemente é confundido com uma “clínica particular” pelos usuários, principalmente porque a equipe compreende a necessidade de acolher dignamente as pessoas que por diversas razões necessitam daquele espaço. conta com uma equipe formada por médico psiquiatra, assistente social, duas psicólogas, enfermeira, farmacêutico, educadores físicos, artesã, professora de EJA, etc.


Qualquer pessoa pode chegar à unidade, em qualquer horário de atendimento (08-17h), que será atendida. Isto sem agendamento prévio e sem a necessidade de encaminhamento de alguma outra unidade pública ou privada.


O CAPSad tem passado por inúmeras mudanças, principalmente nas questões vinculadas ao projeto terapêutico e recursos humanos. Conta hoje com mais de vinte pacientes intensivos, sendo 1/3 moradores de rua, ou seja, pacientes que passam todo o dia na unidade do CAPSad, recebendo três refeições diárias e apoio técnico da equipe, especialmente psicológico, além de medicamento gratuito. Tem uma grade de atividades diversificada, para que a rotina da unidade não se torne algo “árduo” para os pacientes.


Entre as atividades em grupo, conta com oficina de beleza, oficina de jogos, oficina de música, grupos terapêuticos, palestras educativas mensais com convidados que não atuam diretamente no serviço, em março o Defensor Público José Renato honrou a unidade com sua presença, jogos de futebol na quadra do Campinho, passeios públicos (este ano, já visitaram a Estação Veracel e passaram um dia de lazer na praia da Ponta Grande) e está sendo negociado a possibilidade de inserir alguns pacientes nas atividades da Escola Brasil Profissional, processo está que já está em fase de conclusão.


O novo CAPsd está sob a coordenação do Dr. João Filipe Sebadelhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.