terça-feira, 27 de abril de 2010

I Fórum Estadual de Trânsito e II Jornada Norte Nordeste de Medicina de Tráfego da Bahia

A ABRAMET é uma associação que expande divulga e incentiva, em todos os níveis, o conhecimento e capacitação sobre as questões relacionadas à medicina e segurança de tráfego, através de campanhas educativas, estudos e ações de prevenção, zelando pelo nível ético, eficiência técnica, sentido social e aperfeiçoamento do exercício profissional da medicina e da segurança de tráfego no país.

Tendo em seu público associado, médicos. Foi através da ABRAMET que a lei 11.705, foi implantada trazendo a tona uma grande conscientização e reflexão a respeito dos riscos de se dirigir alcoolizado e suas conseqüências, bem como para os pacientes que fazem tratamentos para ansiedade e insônia, que também afetam a capacidade de direção.

A ABRAMET trabalha em conjunto com o DETRAN, CONTRAN, TRANSALVADOR, FENADSTRAN, POLICIA MILITAR, CIVIL E RODOVIÁRIA, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO FEDERAL, MUNICIPAL E LEGISLATIVA DO BRASIL. O especialista em medicina do trafego contribui não só com a promoção da saúde, mas também para a prevenção de acidentes no transito. E esta preocupação na prevenção, teve como reflexo uma diminuição nos acidentes, mas precisamos contribuir muito mais na divulgação do trabalho preventivo. Segundo os dados do Ministério da Saúde, em torno de 35.000 pessoas perdem a vida em acidentes de transito.

O Dr. Mauro Augusto Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAMET - reforçou o empenho da Associação nos trabalhos de prevenção e sua importância. O Dr. Armênio ( ABRAMET – BA), após sua preciosa explanação comunicou à todos que a ABRAMET, foi convidada para participar do fórum Internacional que será realizada em junho agosto em, DAKAR. A explanação do Dr. Horácio Brasil foi maravilhosa, apaixonante, bem como a aula fenomenal da Dra. Miriam Bastos da Transalvador. Fui convidada pela coordenação da ABRAMET, a fazer parte de sua mesa diretoria como representante da categoria de assistência social.

Segundo os próprios médicos presentes, este convite foi uma postura inovadora da ABRAMET, em permitir que outra categoria estivesse presente em sua mesa diretora, e o que considero muito importante é que após apresentar minha proposta de inclusão do Serviço Social, o Presidente Dr. Mauro se comprometeu em criar um Departamento de Assistência Social nas futuras ações que continuam sendo desenvolvidas.

Segundo a coordenação, será discutido a abertura de participação dos cursos, fóruns, congressos e jornadas para outros profissionais, como assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que queiram aprender mais sobre as ações ligadas ao trânsito, como os advogados especializados em direito do trânsito, pois nesses eventos somente os médicos participavam. Esta postura é muito importante pois envolverá mais profissionais conscientizadores e que estarão contribuindo na divulgação de tão importante trabalho.

O evento reuniu médicos, psicólogos, peritos e demais profissionais atuantes na área de medicina de Tráfego no Brasil, oriundos do Estado da Bahia e Nordeste brasileiro, e Sul do país, com o objetivo de realizar reciclagem junto aos profissionais, bem como aplicação da prova para obtenção do Título de Especialista em Medicina do Tráfego seguindo das normas da ABRAMET.
Senti-me honrada por ter recebido um boton comemorativo aos 30 anos de fundação da ABRAMET no Brasil, o qual foi entregue as demais autoridades presentes no evento.

Sandra Rizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.