quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Saiba como tirar certidão de nascimento e outros documentos

Tirar a certidão de nascimento e a segunda via de documentos é direito de qualquer cidadão. O registro de nascimento é gratuito e deve ser feito no cartório mais próximo de casa. Este é o documento mais importante, pois é a partir dele que são obtidos outros documentos, como carteira de identidade e título de eleitor.

O registro de nascimento é gratuito e deve ser feito junto ao cartório próximo à residência dos pais ou no lugar em que tiver ocorrido o parto, dentro do prazo de 15 dias, que será ampliado em até 3 meses para os lugares distantes mais de trinta quilômetros da sede do cartório. Após estes prazos, o registro deverá ser realizado no cartório próximo a residência dos pais.

Se você não foi registrado quando criança, a qualquer momento deve providenciar seu registro, pessoalmente e isentos de multa, requerer o registro de seu nascimento no cartório de registro civil próximo a sua residência e sem nenhum ônus. Os menores de 18 anos deverão comparecer acompanhados de seus representantes legais (pais ou tutores).

A primeira via dos documentos, como certidão de nascimento, casamento, identidade são gratuitos, mas para a 2ª via é cobrada uma taxa. Se você não tem condições financeiras de arcar com o valor cobrado pelo cartório, é só procurar o Núcleo de Família da Defensoria Pública perto de sua casa e solicitar um ofício que lhe dará direito a tirar a 2ª via de seus documentos gratuitamente.
Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.