Como o Dever de uma Assistente Social é manter a população sempre informada, agradeço a CENTRAL DE VACINAÇÃO DE TEIXEIRA DE FREITAS, a excelente informação e que repasso para todos. É importante ter conhecimento de todas as vacinas que estão disponibilizadas para a população e como deve ser administrada.
Lembrem-se de que VACINA É SAÚDE, E SAÚDE É VIDA!!!!!!!!!!!!
Vacina contra tuberculose – Individuos de qualquer idade podem ser vacinados. Recomenda-se a vacinação o mais precocemente possível,de preferência no berçário.
Vacina contra hepatite – Recomenda-se a aplicação da vacina contra a hepatite B em todos os adultos e crianças desde o nascimento (deve-se ser aplicada nas primeiras 24 horas de vida, de preferência nas primeiras 12 horas de vida) um mês e aos seis meses de idade. Adolescentes constituem grupo prioritário para vacinação contra hepatite B.
Vacina Triplice Acelular (DTPac) – Contra Difteria, Tétano e Coqueluche. Pode ser utilizada como alternativa para a vacinação de crianças que receberam (ou não) uma ou mais doses de DTP. Deve-se ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade e depois uma outra dose de reforço de 4 à 6 anos.
Vacina contra “Haemophilus Influenzae tipo b” (HIb) – iniciada aos 2, 4 6 e com reforço aos 15 meses de idade (a critério médico) OBS: Permitindo que a administração desta vacina possa ser feita em conjunto com a DTPa, sendo então feita 2 vacinas em uma só aplicação.
Vacina contra Polioemielite – A vacina inativada contra a poliomielite (VIP) pode substituir a vacina atenuada oral (VOP) nos Dias Nacionais de Vacinação.
Vacina contra Pneumocócita Conjugada (pneumonia) – Prevenar 7v Lactentes não vacinados, iniciar a partir de segundo mês, pode ser antecipada até um mês e meio de idade, o intervalo entre as doses é de 1 a 2 meses, a quarta dose , deve ser administrada com cerca de 12 a 15 meses de idade, e com pelo menos 2 meses 2 meses após a terceira dose.
Crianças entre 7 meses a 11 meses de idade deve receber 2 doses com intervalo mínimo de 4 semanas, terceira dose após um 1 ano de idade, administrada, no mínimo, 2 meses após a segunda dose.
Crianças de 12 a 23 meses, 2 doses com intervalos de 2 meses entre as doses.
Crianças acima de 2 anos até 9 anos de idade uma única dose.
Vacina contra Rota-Virus – administrada em 2 doses (via oral gotas). Sendo que a primeira dose aos 2 meses e a segunda dose aos 4 meses de idade.
OBS: O intervalo entre as doses não deve ser menor que 4 semanas.
Vacina contra Meningocócica C conjugada (meningite C) – Aplicada a partir do terceiro mês, lactentes com menos de 12 meses, 3 doses e o intervalo entre as doses deve ser no mínimo 1 mês e a terceira dose deve ser administrada após 1 ano de idade. OBS: crianças com 1 ano completo, adolescentes e adulto uma única dose.
Vacina contra Hepatite A – Prevenção da hepatite A em adultos e em crianças a partir de 1 ano de idade, sendo administrada 2 doses com intervalos de 6 meses entra as mesmas.
Vacina contra Varicela (catapora) – indicada para crianças a partir de 9 meses de idade e adultos, que não são imunes a doença. O adulto está sujeito a um quadro mais grave da doença.
Vacina Triplice Viral (SCR) – Contra Sarampo, Caxumba e Rubéola. É indicada em pessoas a partir de um 1 ano de idade, e a segunda dose deve ser aplicada dos 4 a 6 anos de idade. Todas as crianças e adolescentes devem receber ou ter receber 2 doses de SCR.
OBS: As vacinas SCR e Varicela por serem atenuadas, devem ser administradas no mesmo dia, ou com intervalo de 1 mês entre as mesmas.
Vacina contra a gripe – Indicada para prevenção da gripe. É recomendado praticar uma vacinação anual, para adultos e crianças. Crianças após o sexto mês e com menos de 9 anos de idade que nunca tomaram vacina devem fazer duas doses, com intervalo entre as mesmas de 1 mês. Gestantes a partir do segundo trimestre de gestação somente com orientação médica.
Vacina combinada Penta Celular – Vacina acelular absorvida contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Pólio inativada combinada com vacina conjugada com proteína tetânica contra Haemophilus Influenzae tipo B.
OBS: Esta vacina protege contra 6 doenças com apenas 1 aplicação Vacina combinada Hexa Acelular - Vacina combinada contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Pólio inativada, e Haemophilus Influenzae tipo B.
OBS: esta vacina protege contra 6 tipos de doenças com apenas uma só aplicação.
Vacina contra meningo A+C (meningite) – É recomendada a partir de 2 anos de idade e adultos. (principalmente no controle de surtos).
Vacina contra Febre Amarela – vacina recomendada pelo Ministério de Saúde em determinadas regiões, aos 9 meses de idade e reforço a cada 10 anos.
Vacina DT (adulto) – Adolescente e adulto que já tenham completado o esquema primário de DTP deve receber um reforço da vacina a cada 10 anos.
Consulte seu médico sobre as dúvidas e benefícios da vacinação ou ligue SIV – Serviço de Informação sobre Vacinação – 0800 14 8480 – SP
Fonte: Central de vacinação de Teixeiras de Freitas/Bahia
Sandra Rizo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.