domingo, 18 de abril de 2010

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA

Já explicamos o que é ser um profissional de assistente social não é mesmo?
Porém muitas pessoas desconhecem onde estes profissionais devem e podem utilizar seus conhecimentos.

O campo de atuação deste profissional é extremamente amplo, e partindo do principio de que este profissional está ligado diretamente a todas as pessoas, ou melhor, direto na sociedade .

Encontramos essa resposta nas constantes transformações que a sociedade vem sofrendo com a reestruturação produtiva, que interfere nas relações sociais e de trabalho e que demonstram a necessidade de uma profissão atuante nestas áreas.

Dentro do aspecto da empresa, o serviço social possui uma forma expressiva de sua participação, pois devido a sua flexibilização no processo de produção é notória a repercussão direta nas relações de trabalho e na gestão da força de trabalho, já que a expansão do capital apresenta novas necessidades sociais junto aos empregados e sua família.

Essa necessidade é uma preocupação, a qual existe em uma empresa com verdadeira responsabilidade social, com seus empregados e familiares.

Empresas socialmente responsáveis apresentam também aspectos de uma Abordagem Humanística dentro do da área de Recursos Humano, já que os fatores sociais, psicológico, grupais, motivacionais, fazem diferença no envolvimento do trabalhador com o trabalho, e com a produtividade. O assistente social serve de mediador entre as partes, na busca do equilíbrio interno e externo, para satisfação dos trabalhadores.

Entre todos os benefícios de se ter um profissional de Serviço Social em sua empresa, não só visando a produtividade, é a certeza de que sua atividade estará prestando serviços de tratamento de necessidades especiais nas diversas áreas da saúde e da educação, trazendo um trabalho de vivência em grupo, discussões a respeito dos sentimentos e das dificuldades e não se pode negar a importância desse trabalho para o trabalhador e sua família.

Toda esta política social contribui não só para a empresa ter uma maior rentabilidade, respeito da sociedade, como também para que o trabalhador tenha condições de realizar-se no trabalho, já que o trabalho é um fator incondicional a sua sobrevivência, além de fazer com que a intervenção do assistente social eleve a realização do trabalho a um nível muito mais humano.

A EMPRESA E SEUS LÍDERES

Alguns funcionários se declaram propensos a deixar de aceitar convites de outras empresas, para permanecer na mesma empresa ao lado do seu chefe. E isso até mesmo em situações em que a oferta salarial é maior.

A razão dessa mudança no relacionamento entre: empresa, chefia e subordinados, está no aparecimento de uma nova postura, a Responsabilidade Social, esta consciência gera o principal motivo de satisfação no trabalho, como também ter um chefe Líder.

O Líder é uma pessoa que sabe dividir os seus conhecimentos. Não é alguém que se acredite superior a todos, dono da verdade. Ao contrário, passa sua experiência, sua sabedoria aos subordinados, num incentivo para que possam crescer como pessoa e como profissional.

Um verdadeiro líder, não teme ser substituído e compartilha de tudo que sabe com aqueles pelos quais guarda a responsabilidade da condução e orientação. É também uma pessoa que aponta os erros aos funcionários e lhes explica a forma correta de fazer.

Não retira a tarefa de quem errou, ao contrário, pede que ele refaça a atividade, sob sua supervisão e orientação diretas.

O líder sabe fazer críticas, mas também faz elogios, atento especialmente para àqueles que necessitam de estímulos a fim de melhor exercer as suas atividades.

Por conhecer o seu pessoal, incentiva a equipe a desenvolver o seu potencial, estabelecendo metas e sugerindo estratégias. Aceita sugestões, abre espaços para um diálogo franco e aberto. Permite que todas as idéias sejam colocadas na mesa e, com calma, analisa uma a uma em conjunto com o grupo.

A Empresa ideal e o chefe ideal, são assim, sabem que podem e devem trabalhar em equipe, valorizando e respeitando a todos e obtendo como resultado a felicidade do coletivo.

22 comentários:

  1. Normalmente quando se fala do serviço social, dificilmente é passado exemplo de atuação. Os estudos de caso é algo interessante de se ouvir. como foi que tal situação foi resolvida? Cada caso é um caso, mas muitas das vezes norteia para que nossa critica seja aguçada... Já pensou nisso?

    ResponderExcluir
  2. Ei Sandra, tudo bem? gostaria de parabenizá-la pelo blog. Amei o conteúdo. Saiba que acrescentou e ampliou meus conhecimentos. Farei uma entrevista para a ocupação para o cargo da empresa VALE. Tentei adiciona-la em meu blog mas nao consegui. Fique a vontade para acessar o meu também e assim trocarmos figurinhas,rs. www.diario-social@blogspot.com beijos e obrigada.
    amatuze@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Prezada Sandra,


    Sou Assistente Social da empresa Vale S/A, e tentamos mudar o conceito do serviço social de empresa, como sendo aquele que resolve a situação do empregado, onde na verdade o nosso primor é a mediação do conflito, tornando-se o ser humano capaz de TORNAR O HOMEM CAPAZ DE IDENTIFICAR SEUS PROBLEMAS E DIFICULDADES, AJUDANDO-O A ENCONTRAR POR SI PRÓPRIO A SOLUÇÃO MAIS EFICAZ.


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o governo manda verbas para as empresas para assinte social e cipa para prevenir acidentes de trabalho para investir em seguranca

      Excluir
  4. Gostaria de saber como é feita essa mediação?

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra!
    Sou Assistente Social, meus primeiros trabalhos foram sempre ligados a crianças, Associações. E agora recebi uma proposta de estar trabalhando numa empresa, gostaria muito de poder trocar experiencias, como faço para receber seu e-mail. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandra,
    Gostaria de saber, como a colega aí citou, uma forma de manter contato, gosto muito de suas publicações, trabalho em uma empresa, em setor de RH, gostaria de saber mais sobre o que faz efetivamente o assistente social neste espaço socio-ocupacional.

    ResponderExcluir
  7. OLA, ACABEI DE ME FORMA COMO ASSISTENTE SOCIAL E GOSTARIA DE SABER COMO É A ATUAÇÃO DE UM ASSISTENTE SOCIAL NAS EMPRESAS, AINDA NAO TENHO EXPERIENCIA NA AREA EMPRESARIAL, GOSTARIA DE UMA DICA.

    ResponderExcluir
  8. Olá Acabei de me forma como Assistente Social e estou me direcionando para a Area empresarial, porem estou um pouco apreensiva pois não tenho experiência nessa área. Gostaria de algumas dicas de como se dá a atuação do Assistente Social nessa área o que devo fazer

    ResponderExcluir
  9. Olá,acabei de me forma como Assitente Social e também estou me direcionando para area empresarial,gostaria de dicas de como se dá a atuação do Assistente Social nessa área e como fazer,e como devo me comporta em uma entrevista para o cargo

    ResponderExcluir
  10. Eu acabei de me formar e recebi proposta de atuar em uma empresa privada, gostaria de dicas, como devo me colocar na entrevista, aguardo notícias, afinal todo marinheiro de primeira viagem sente-se inseguro. Meu e-mail: andreaaraujo_2006@hotmail.com
    Sandra aguardo um e-mail seu, para compartilharmos algumas experiências.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Sandra, seu blog é muito interessante. Gostaria de manter contato merciadocinhu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. estou recém graduada em Serviço Social, ainda não tenho experiência como assistente social na indústria, por isso gostaria de saber o que exatamente faz um assistente social no setor industrial. Você pode me mandar algo para o e-mail gilzete_ss@hotmail.com, para que assim eu possa ter uma noção de como desenvolver um trabalho dentro da indústria. De já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. nós assistentes sociais falamos muito em ensinar a pescar e não dar o peixe. Eu tenho 2 anos de graduada, trabalhei na Secret. Municipal de Desenvolvimento Social e atendia muitas pessoas em situação de calamidade, me cortava o coração quando algumas mulheres me procuravam dizendo que estava passando muita fome com suas crianças, que saiu em busca de emprego mas não teve sucesso, numa situação desta doar uma cesta básica é fazer assistencialismo ou é sentir a dor do próximo e não querer vê-lo sofrer a fome, afinal a fome doí e traz consequências graves para a saúde. Sandra, com a experiência que você tem, me ajude a entender um pouco mais a nossa profissão.

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber qual e o papal de um estagiário de serviço social dentro da empres?

    ResponderExcluir
  15. OLÁ, GOSTEI MUITO DOS COMEMTARIOS E GOSTARIA DE SABER MAIS COMO ATUA UM ASSISTENTE SOCIAL EM UMA EMPRESA POIS ESTOU PREPARANDO PARA UMA VAGA

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostaria de saber se tem alguma lei que exige assistente social em empresas, se alguém puder me ajudar.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ate onde eu sei empresas com mais de 1500 funcionarios ha essa obrigatoriedade, mas estao votando algo como baixar para 300 funcionarios.

      Excluir
  17. muito bom o blog,porém gostaria de obter respostas para os questionamentos que são feitos, são visualizados apenas as perguntas, onde encontramos as respostas para as postagens? Gostaria se um contato com você Sandra, trabalho em uma empresa privada, tenho muitas dúvidas sei que você poderia me ajudar muito. Gostaria de saber se tem alguma lei que exija assistente social nas empresas, já pesquisei e não encontrei resposta.

    ResponderExcluir
  18. Sandra, gostei dos questionamentos que lhes foram feitos. Também gostaria de obter as respostas, pois todas são bem pertinentes a mim. Sou graduada em Serviço Social e trabalho em uma empresa na área de recursos humanos.
    Segue meu e-mail: yanaracampos4@hotmail.com

    Agradeço sua atenção,

    ResponderExcluir
  19. olá sandra! tudo bem?
    sou estudante do curso de serviço social da unifesp e estou precisando de ajuda, vou apresentar um seminário sobre a assistente social na empresa.
    Preciso que uma assistente social que atua em uma empresa responda algumas perguntas para me ajudar, posso mandar as perguntas por email. desde já obrigado! taniaferreira87@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Sandra! Td bem? Sou AS em Salvador e gostaria de lhe perguntar se vc está sabendo que o nosso sindicato foi reaberto no final do ano passado. Vamos unir nossas forças para construção de um sindicato com a luta e a cara de nossa categoria! O e-mail do sindicato: , o blog: e o facebook: . Desde já agradeço pelas contribuições em nossa área... Abraços! Lívia Mendes

    ResponderExcluir

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.