quarta-feira, 1 de setembro de 2010

JOVEM X PRIMEIRO EMPREGO (2)

A falta de experiência, é o critério que mais dificulta a busca pelo primeiro emprego. Vários estados e municípios estão oferecendo programas que beneficiam o jovem que está entrando no mercado de trabalho.

JOVEM TRABALHADOR X PRIMEIRO EMPREGO O Governo oferece aos empresários um incentivo (meio salário mínimo) para a contratação de jovens de 16 a 24 anos que ainda não possuem vínculo formal empregatício superior a seis meses. Este programa é desenvolvido pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal.

O PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO. A Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social pode contribuir para a inserção de mais de 18 mil jovens no mercado de trabalho, incentiva a contratação de jovens pelas empresas pelo período de 12 meses. Sendo que nos primeiros seis meses de trabalho, o salário do jovem é garantido pelo programa, depois a própria empresa assume a responsabilidade decidindo se o contratará ou não. Este programa associa a necessidade de permanência na escola ao incentivo direto ao emprego jovem.

O PROGRAMA JOVEM
A Secretaria de Ação Social poderia ter como objetivo, proporcionar ao jovem, de 16 a 21 anos, matriculado na rede estadual de ensino, uma oportunidade de introdução ao mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, estimulá-lo a completar o ensino médio.

Além de incentivar a freqüência na escola, esses programas podem ajudam a mudar a situação de desemprego, principalmente no caso dos jovens. Afinal, o trabalho é um dos componentes mais importantes da nossa cidadania.
Sandra Rizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.